quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TEXTO DISSERTATIVO

Comunicação Empresarial




A Comunicação Empresarial é um processo de passar informação com compreensão de uma pessoa para outra, principalmente quando se refere a informações que se dizem respeito ao bom funcionamento e normas da organização. Já para as diretorias e presidências das organizações é uma peça fundamental, devido a grande necessidade de agilidade nos processos de informações.
Ela divide-se em algumas formas fundamentais:
· Comunicação Interna - engloba a comunicação entre os colaboradores, através de e-mail, mural, reuniões, entre outras.
· Comunicação Externa - engloba a comunicação com o público externo, como clientes e fornecedores, normalmente é passada através de e-mail, correspondências, entre outras.
· Comunicação Formal - esta é impressidivelmente de confiança, utilizada normalmente para comunicar-se com o público externo e para passar informações diretamente da diretoria da corporação.
· Comunicação Informal - não é muito confiável, uma das principais formas utilizadas é a “rádio peão” ou seja “radio corredor”. Esse tipo de informação não é muito aceita pelos empresários, mas com a ajuda dos profissionais de comunicação já estão sabendo contornar esse problema e fazendo dela uma ferramenta aliada aos objetivos da organização.

Alguns fatores que podem causar distorções na comunicação:
· Fator Psicológico - quando uma pessoa não está bem emocionalmente falando, ela pode interpretar a informação passada de forma errada e passar adiante de acordo com sua visão momentânea, podendo trazer grandes danos para a organização.

· Fator Sociológico - a falta de organização no momento de passar a mensagem, pode trazes grandes prejuízos.
Fator Técnico - um pessoa sozinha querer resolver todos os problemas ao mesmo tempo, podendo haver confusões e trocas de informações.

· Ambientalização - o local de trabalho deve sempre ser limpo, com boa iluminação, com uma boa acústica e uma boa instrutura para um melhor rendimento em todos fatores.
Para um melhor funcionamento deste setor, é necessário sempre ter muita atenção antes de passar qualquer informação, recomenda-se sempre passar por escrito, para evitar conflitos.
Saber escutar e transmitir é primordial para as partes envolvidas. Havendo duvidas utilize sempre os 5W (cinco perguntas fundamentais para uma comunicação perfeita): Quem? Como? Quando? Por que? O que?.

A Comunicação Empresarial ainda engloba o cuidado com a imagem e marca da organização. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da organização, como um todo com a sociedade e seus interlocutores. Eles não olham este relacionamento apenas com clientes, fornecedores, parceiros, mas principalmente como formadores de opinião e membros de uma sociedade e que podem auxiliar ou não na preservação da imagem da organização.
Com os dias de hoje, devem sempre buscar a perfeição na comunicação, afinal ela é uma peça fundamental para um melhor funcionamento e rendimento de uma instituição.
Estas habilidades também são fundamentais em nossas vidas pessoais. Quando se trabalha com uma melhor comunicação, melhora também o aspecto de seus talentos em tratar da vida pessoal. Imagine, quanto melhor a comunicação, menos stress, isso acarreta melhor rendimento nas atividades internas e externas.
Quando há falhas na comunicação, não adianta procurar os culpados, e sim resolver os problemas que estas falhas possam ter causado.


2 comentários:

michely disse...

comunicação empresarial

michely disse...
Este comentário foi removido pelo autor.